Portal Criativa - Seja bem-vindo !
  Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017                                                                                                                                                           Dúvidas  |  Mapa do Site   

LanBr (Servidor e Cliente) _______________________________________


O LanBr é um software gerenciador de Lan Houses e Cyber Cafés em Linux. Inicialmente ele foi criado para suprir as necessidades básicas da primeira Lan House totalmente movida a Linux da américa latina, a Lan House Criativa, em setembro de 2003.

Utilizando FreeDOS e Pascal, o LanBr no início era apenas um contador de tempo em modo texto de forma a permitir o controle no uso das estações Linux. Com o passar do tempo foi necessário implementar mais funções para o controle do sistema, então o LanBr passou a funcionar dentro do DOSEmu, continuando a utilizar o FreeDOS. Com isso foi criado um wrapper (lanbr-wrapper), que é um interpretador de comandos que permite que o LanBr se comunique com o mundo externo fora de sua máquina virtual, assim conseguindo controlar as estações Linux e efetuar outros procedimentos no próprio servidor, como a sua atualização online dele próprio, por exemplo.

Em sua estrutura interna é utilizado em motor gráfico de jogos para DOS e partes de um sub sistema operacional chamado SO-DOG. Por estes motivos as imagens de alguns ícones e algumas partes do LanBr lembram jogos de DOS, e as janelas tem uma aparência diferente do resto do sistema operacional utilizado externamente, o Linux. Devido ao fato de ser executado em uma máquina virtual, o LanBr fica preso dentro de uma janela (ou tela cheia) na resolução de 1024x768 pixels, o que não chega a ser uma limitação já que todo o ambiente foi otimizado para este espaço. O interessante é que com isso os que utilizam o servidor X e outras aplicações gráficas, como OpenOffice e o aMSN, poderão trabalhar com o servidor LanBr e utilizar PC normalmente sem problemas.

 

 

Arquivos do LanBr _______________________

Os arquivos para a instalação do servidor e cliente LanBr no momento devem ser baixados através das instruções de instalação via terminal de textos conforme a distribuição Linux que estiver utilizando (veja índice logo baixo). Só dispomos até o presente momento de pacotes que foram testados nas distribuições Ubuntu, Linux Mint, BigLinux, Kurumin, Famelix, Debian, Mandriva e derivados. Não testamos o funcionamento em outras distribuições Linux, mas não significa que não possam funcionar.

 

Aviso Importante ________________________

O LanBr em suas partes (servidor e cliente) não possuem QUALQUER GARANTIA de funcionamento independente de sua versão. Você está convidado a usufruir deste software dentro dos limites de seu
termo de uso, seja para uso pessoal ou comercial, desde que esteja completamente ciente de todas as limitações aqui descritas.

Técnicamente não existem códigos internos que sejam nocivos para a máquina, porém, não nos responsabilizamos pelo mal funcionamento do programa, inclusive qualquer dano ou perda de dados que por acaso ele venha a acarretar no sistema do usuário, incluindo perdas financeiras ou anomalias graves ao estabelecimento. Se não concorda com estes termos não utilize o LanBr em seu(s) microcomputador(es).

Na versão estendida do LanBr (EX),  a única garantia que o Portal Criativa dá ao usuário é a presença de suporte técnico online e prontificação em resolver problemas do software através de atualizações da forma mais rápida possível. Esteja ciente destes limites antes de adquirir a versão estendida deste gerenciador.

Leia todo o conteúdo deste documento antes de usar o LanBr, seja o módulo cliente ou servidor. O Portal Criativa se reserva no direito de ignorar e-mails que tenham perguntas cujas respostas já estão dispostas nesta sessão.

Para informações técnicas adicionais e instalação do sistema veja o manual técnico servidor LanBr e manual técnico cliente LanBr.

 

Contato  |  Dúvidas  |  Mapa do Site  |   LanBr

Portal Criativa ® 2003-2017 - Todos os direitos reservados
Na caixa dizia "Requer sistema Windows ou superior", então instalei o Linux.

Website desenvolvido por Adriano Santos
Conteúdo melhor visualizado acima de 1024x768 pixels e 32bits de cores