Não consigo rodar o cliente LanBr.

Esta sessão é dedicada ao suporte básico gratuito sobre a instalação, manutenção e utilização do LanBr Free Edition em todas as distribuições compatíveis (Ubuntu, BigLinux, Famelix, Kurumin, Mandriva etc)

Não consigo rodar o cliente LanBr.

Mensagempor dilumeketrefe » 05 Out 2009, 15:06

Olá!

Não tenho muita prática com Linux e estou instalando em algumas máquinas já instalei o Servidor e deu tudo certo, e agora fui instalar o cliente e não sei como roda-lo

E támbem não sei onde coloco isso:

nome_do_usuario ALL=NOPASSWD:/usr/bin/Assassino
nome_do_usuario ALL=NOPASSWD:/usr/local/LanBr/Start
nome_do_usuario ALL=NOPASSWD:/usr/local/LanBr/SuperAssassino
nome_do_usuario ALL=NOPASSWD:/usr/local/LanBr/User.sh
nome_do_usuario ALL=NOPASSWD:/usr/local/LanBr/Logout.sh

Se vocês puderem me ajudar agradeceria muito!

Uso o Ubuntu 9.04 tem algum problema nele?

Poruqe não tenho privilégios para instalar com o usuario normal se vocês puderem me ajudar nisso também!

Obrigado
dilumeketrefe

Data de registro: 05 Out 2009, 15:00

Re: Não consigo rodar o cliente LanBr.

Mensagempor Mauro Xavier » 05 Out 2009, 18:17

Olá, amigo.

Você deve seguir as instruções do manual técnico, neste caso a parte que você parou está em:
http://www.portalcriativa.com.br/lanbr_manualcliente.php#detalhes

Certo, creio que você não está como root, vou tentar te ajudar.

1) Entre em um terminal de textos, se estiver usando o Ubuntu 9.04, basta ir no menu de "Aplicativos", clique em "Acessórios" e depois clique em "Terminal".

2) Ao abrir a janela de um terminal de textos, conforme o manual técnico do LanBr, digite este comando:

sudo nano /etc/sudoers

3) Agora irá abrir um editor de textos, inclua as linhas em negrito abaixo (pode copiar e colar usando o mouse).

nome_do_usuario ALL=NOPASSWD:/usr/bin/Assassino
nome_do_usuario ALL=NOPASSWD:/usr/local/LanBr/Start
nome_do_usuario ALL=NOPASSWD:/usr/local/LanBr/SuperAssassino
nome_do_usuario ALL=NOPASSWD:/usr/local/LanBr/User.sh
nome_do_usuario ALL=NOPASSWD:/usr/local/LanBr/Logout.sh

Obs.: CUIDADO NA EDIÇÃO, se errar algo e salvar, o seu sistema poderá deixar de funcionar.

5) Troque a parte acima escrita nome_do_usuario pelo nome que você criou para o Ubuntu. Por exemplo, ao abrir um terminal de textos, aparece o nome de seu usuário logo de início, aqui no meu PC aparece isso:

mauro@mauro-desktop:~$

Então o que lhe interessa é o nome antes do arroba, no meu caso a adição das linhas no arquivo sudoers ficaria assim:

mauro ALL=NOPASSWD:/usr/bin/Assassino
mauro ALL=NOPASSWD:/usr/local/LanBr/Start
mauro ALL=NOPASSWD:/usr/local/LanBr/SuperAssassino
mauro ALL=NOPASSWD:/usr/local/LanBr/User.sh
mauro ALL=NOPASSWD:/usr/local/LanBr/Logout.sh

Então veja o que aparece na primeira abertura de seu terminal de textos e faça conforme o exemplo que te passei agora.

6) Ao terminar a alteração, continue dentro deste terminal de textos e pressione a tecla Ctrl+X, ele irá perguntar se deseja salvar, pressione então a tecla S, e depois pressione enter.

7) Ao voltar no terminal, basta digitar isso para sair:

exit

8) Se você fez tudo corretamente, poderá chamar o comando lanbr-config para configurar o cliente LanBr, para isso basta pressione Alt+F2 e digitar:

gksudo lanbr-config
"Ainda que eu ande pelo vale das sombras da morte não temerei mal algum, pois o SENHOR está comigo, o seu bordão e o seu cajado me consolam." - Salmo 23
Mauro Xavier
Administrador

Data de registro: 09 Fev 2009, 14:28

Mensagempor H4ck3r_100Nick » 10 Fev 2010, 05:41

Estou com 2 problemas, o 1º e o lanbr-cliente e o 2 e a placa de video GeForce 9400 GT PCIExpress 16x de 512Mb ddr2.

1º problema, instalei o lanbr-cliente em 8 maquinas, mas 2 maquinas nao sobe quando liga, ai eu tenho que entrar no terminal, acessar o root e subir manualmente com o comando:

/etc/X11/Xsession.d/99Lanbr

e quando logo alguém esta pedindo o login da sessão, eu já conferi e reconferi o sudoers e esta tudo correto, já ate formatei e reinstalei o lanbr-cliente e nada de solução, já não sei mais o que fazer.

2º ja instalei de diversas formas a placa de video, mas ela nao segura a configuração de

1024 X 768

já fiz de tudo para resolver esse defeito mas sem sucesso.

desde já agradeço a atenção.
H4ck3r_100Nick

Data de registro: 31 Jan 2010, 23:13

Mensagempor Mauro Xavier » 10 Fev 2010, 14:22

Olá, amigo.

Poderia me passar a especificação completa destas máquinas que estão com estes problemas?

- Marca e modelo da Placa mãe;
- Distribuição Linux utilizada e número da versão;
- Suas 8 estações são exatamente iguais?

Se a última pergunta for sim, tente trocar a memória RAM destes PCs que estão apresentando problemas pela memória de outras estações, se não resolver, inverta os HDs (entre as estações) para ver se o problema persiste.

Estou à disposição.
"Ainda que eu ande pelo vale das sombras da morte não temerei mal algum, pois o SENHOR está comigo, o seu bordão e o seu cajado me consolam." - Salmo 23
Mauro Xavier
Administrador

Data de registro: 09 Fev 2009, 14:28

Mensagempor H4ck3r_100Nick » 21 Fev 2010, 19:23

Bom desculpe a demora da resposta mas eu consegui resolver esse problema o defeito agora e que aparecem mais de um terminal como terminal 1, ja verifiquei e as configurações de rede estao perfeitas, nao sei o que possa estar causando esse problema.
H4ck3r_100Nick

Data de registro: 31 Jan 2010, 23:13

Mensagempor jamorais » 21 Fev 2010, 22:47

Se você conseguiu executar o lanbr-config no terminal ou no desktop é só informar um número de Estação diferente em cada máquina, se não vá edite o arquivo /usr/local/LanBr/Estacao.cfg e vá trocando o número das estações neste arquivo e logo após salvando. É necessário também informar o IP do servidor em /usr/local/LanBr/Servidor.cfg.

Como você está iniciando aconselho utilizar o lanbr-config, digite em um terminal como root:

lanbr-config e Tecle <ENTER>

Lembre-se de salvar as configurações após fazer as alterações de Nº da Estação e IP do Servidor.

Um abraço estou a disposição.
jamorais

Data de registro: 19 Fev 2009, 21:58

Retornar para Suporte gratuito (LanBr Free Edition)